You are here
Home > Sobre o Autor
Leonardo Augusto Amaral Terra

Nascido em 1979, na cidade de São Carlos – SP, Leonardo Augusto Amaral Terra é um analista estratégico, professor e pesquisador brasileiro, formado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo – USP.

Terra iniciou sua carreira na área de gestão, atuando como consultor de processos e estratégia. Apesar de nunca ter se desligado das atividades práticas, ligadas ao mercado, em 2007 decidiu seguir sua paixão pela ciência e ingressar na carreira acadêmica. No ano seguinte, iniciou seu mestrado no programa de Administração de Organizações da FEARP-USP, onde deu início aos seus estudos a respeito dos princípios capazes de descrever e explicar a dinâmica socioeconômica e suas consequências nas relações entre indivíduos, grupos e o processo estratégico nas organizações.

Devido à carência instrumental da área, Terra teve que desenvolver um refinado conhecimento em epistemologia da pesquisa, em especial os princípios epistemológicos da Teoria Geral dos Sistemas e da Fenomenologia de Husserl. Em seu caminho para entender as dinâmicas dos sistemas socioeconômicos, sob a ótica sistêmica, precisou ampliar seus conhecimento transitando por áreas como: cibernética; complexidade; teoria da informação; matemática do caos; economia; psicologia comportamental; biologia; e, até mesmo, física quântica. Por meio desta ampla conjunção de conceitos, nasceu a teoria da Dinâmica Simbiótica, cuja validação foi apresentada no ano de 2015, na conclusão de seu Doutorado na FEARP-USP e pela qual vem se tornando conhecido.

Em 2014 Terra foi laureado com Prêmio West Churchman de pesquisa sistêmica por seu trabalho que descrevia como melhorar as estruturas de poder do governo brasileiro, a partir da adoção de princípios sistêmicos, coroando grande parte de seu trabalho, desenvolvido até então.

Para acompanhar o currículo acadêmico do autor, visite seu Currículo na plataforma Lattes.

 

 

Deixe uma resposta

Top