You are here
Home > Reflexões > Reflexões Econômicas > Salário mínimo do DIEESE? Infelizmente não

Salário mínimo do DIEESE? Infelizmente não

Vejo muitos gritando pelo salário mínimo do DIEESE…. Vamos a um pouco de realismo…

Um Salário Mínimo de mais de R$ 2979,25 (mínimo para garantir a dignidade do trabalhador, segundo o DIEESE) pode até ser uma demanda legítima, mas está longe de ser viável… Não há produtividade no país para garantir este nível de pagamento no quadro atual. Infelizmente, salário não é algo que possa ser instituído por DECRETO, como alguns pensam. Salário tem que ser lastreado por produção.

Para não levar o sistema econômico ao colapso, gerando desemprego e inflação galopante, só há uma forma de se atingir este nível de salário mínimo: Por meio de uma ampla reforma de nossa base energética e logística, uma reforma profunda na educação e nos sistemas de incentivos adotados no país, tudo isso associado a um profundo saneamento do gastos públicos públicos e da redução significativa da carga tributária.

Apenas com uma reforma desta magnitude quem sabe em 10 ou 15 anos começaremos a ter condições de chegar a um salário mínimo compatível com as demandas do DIEESE, ancorado por um enriquecimento efetivo de nossa população. O problema? Vejam que esta abordagem é bem diferente daquela que tem sido adotada por nosso governo.

Leonardo Augusto Amaral Terra
Leonardo Augusto Amaral Terra
Mestre e Doutor em ciências pelo programa de Administração de Organizações da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, na Universidade de São Paulo (FEARP - USP). Possui MBA executivo em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas e Graduação em Administração de Empresas pela FEARP - USP. Atua como professor, pesquisador e consultor na área de estratégia e desenvolvimento organizacional, explorando os princípios que regem os sistemas socioeconômicos por meio da matemática do caos e da epistemologia sistêmica e suas aplicações no processo estratégico e nas interações sistêmicas das organizações. Vencedor do West Churchman Memorial Prize em 2014.
http://lattes.cnpq.br/3022429953017645
Top