
Vejo muitos gritando pelo salário mínimo do DIEESE…. Vamos a um pouco de realismo…
Um Salário Mínimo de mais de R$ 2979,25 (mínimo para garantir a dignidade do trabalhador, segundo o DIEESE) pode até ser uma demanda legítima, mas está longe de ser viável… Não há produtividade no país para garantir este nível de pagamento no quadro atual. Infelizmente, salário não é algo que possa ser instituído por DECRETO, como alguns pensam. Salário tem que ser lastreado por produção.
Para não levar o sistema econômico ao colapso, gerando desemprego e inflação galopante, só há uma forma de se atingir este nível de salário mínimo: Por meio de uma ampla reforma de nossa base energética e logística, uma reforma profunda na educação e nos sistemas de incentivos adotados no país, tudo isso associado a um profundo saneamento do gastos públicos públicos e da redução significativa da carga tributária.
Apenas com uma reforma desta magnitude quem sabe em 10 ou 15 anos começaremos a ter condições de chegar a um salário mínimo compatível com as demandas do DIEESE, ancorado por um enriquecimento efetivo de nossa população. O problema? Vejam que esta abordagem é bem diferente daquela que tem sido adotada por nosso governo.