You are here
Home > Opinião > O que Levy está fazendo?

O que Levy está fazendo?

As ações de nosso atual ministro da fazenda derivam de uma condição simples de entender… Apontaram um incêndio, lhe deram um cobertor e disseram: Faça o que der com isso….

O cobertor: Aumento de impostos…

Pode até ser que ajude a abafar incêndios pequenos, mas no caso do incêndio em questão, o risco é que ele se torne mais combustível para alimentar o fogo… Explico:
O Brasil não tem hoje mais muita margem para promover arrecadação por meio de impostos, pois a tendência é que estes acabem inibindo ainda mais a atividade econômica.

O que o Brasil precisava hoje é um choque amargo. Um corte em metade dos ministérios, uma drástica redução nos programas sociais que não geram produtividade, um estancamento de parte significativa da corrupção que o próprio PT instalou e alimentou e por aí vai… Tudo isso seguido de uma profunda realocação de recursos para fatores que geram produtividade.

Sem ações neste sentido, devemos enfrentar um 2015 muito duro. Segundo minhas estimativas nossa economia deverá viver uma retração no PIB da ordem de 3,5% e um crescimento expressivo da dívida pública que poderão repercutir bem além do próximo ano.

Mas infelizmente, mesmo diante deste risco evidente, eu não acredito que o governo vá tomar nenhuma medida neste sentido, pois sem as boquinhas e sem os ministérios para ratear entre os aliados, este grupo que criou uma das mais severas armadilhas econômicas na qual o país já foi colocado, só teria o voto da Chauí…

Leonardo Augusto Amaral Terra
Leonardo Augusto Amaral Terra
Mestre e Doutor em ciências pelo programa de Administração de Organizações da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, na Universidade de São Paulo (FEARP - USP). Possui MBA executivo em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas e Graduação em Administração de Empresas pela FEARP - USP. Atua como professor, pesquisador e consultor na área de estratégia e desenvolvimento organizacional, explorando os princípios que regem os sistemas socioeconômicos por meio da matemática do caos e da epistemologia sistêmica e suas aplicações no processo estratégico e nas interações sistêmicas das organizações. Vencedor do West Churchman Memorial Prize em 2014.
http://lattes.cnpq.br/3022429953017645
Top