You are here
Home > Reflexões > Reflexões Sociais > O que a presença de Temer nesta foto diz sobre seu nível de alienação?

O que a presença de Temer nesta foto diz sobre seu nível de alienação?

Ao olhar para a foto que abre este artigo, você percebe a incoerência de Temer regando uma planta em meio à chuva?

Se você respondeu que sim, você não está sozinho. O blogueiro Luíz Müller, atual chefe da divisão de atendimento ao trabalhador da SRTE/RS, uma pessoa que acredita que “a construção da verdade é fruto da ação de todos”, é um dos que resolveu discutir em seu blog, a ação inesperada do “presidente golpista”.

Luíz Müller discute a incoerência de Temer ao regar uma planta na chuva.
Luíz Müller discute a incoerência de Temer ao regar uma planta na chuva.

A ele se juntam outros nomes da blogosfera, como os blogueiro Antônio Mello e Jorge Loeffler, do site Praia de Xangri-lá.

Mello tira sarro de Temer regando plantas.
Mello tira sarro de Temer regando plantas.
Praia de Xangri-Lá
Jorge Loeffler critica Temer.

Mas a blogosfera não está sozinha nesta percepção. Desde que a foto surgiu no Twiter e no Facebook, ela se alastrou pelas redes sociais, tanto por meio de usuários, críticos a Temer, como por meio de páginas de grande impacto e difusão, como a “Esquerda Arretada”.

captura-de-tela-2016-09-27-as-14-42-04-1
Foto se espalhando no facebook.
captura-de-tela-2016-09-27-as-14-42-57
Foto se espalhando no Twiter.


captura-de-tela-2016-09-27-as-14-44-55
Página “Esquerda Arretada” fez meme da foto.

Mas o que todo este pessoal tem em comum e o que isto tem de relação com o título deste artigo?

Além de todos terem visto Temer regando a planta em meio a chuva, são todos membros de grupos de extrema esquerda, acreditam que o processo de Impeachment de Dilma foi um Golpe parlamentar, são defensores ferrenhos do petismo e críticos ao governo Temer. Até aí, tudo bem, estamos falando de coisas com caráter lógico e abstrato que podem ser desvirtuados por uma série de mecanismos voltados a falsear a realidade. O problema é que, claramente, Temer não aparece na foto, como eles crêem. Nela, regam a planta os presidentes do Turcomenistão (Gurbanguly Berdimuhamedov) e da Bielorússia (Aliaksandr Lukashenka), respectivamente. É menos nítido, mas também merece destaque, que a foto não foi feita no palácio do planalto, como alegam muitos dos que difundiram a imagem, mas na Bielorússia.

chuva-2
Presidentes Gurbanguly Berdimuhamedov e Aliaksandr Lukashenka plantam árvore em cerimônia na Bielorússia.

Esta confusão parece ínfima, mas é extremamente preocupante e diz muito sobre a atual condição destas pessoas. Aqueles que viram Temer na foto têm muito o que se preocupar, pois ao colocar o atual presidente do Brasil nesta imagem, não estavam discorrendo sobre coisas ilógicas ou abstratas, como nos demais casos que defendem. Estas pessoas estavam distorcendo uma percepção dos sentidos. Estavam vendo algo que não estava ali. Suas mentes distorceram fatos concretos para se adequar a crenças implantadas em suas mentes. Segundo Denise Winn (autora de “The Manipulated Mind“), este é o marco máximo da lavagem cerebral, quando o indivíduo chega a se desconectar da realidade concreta para se vincular às crenças pregadas pelos doutrinadores. É o estágio que marca as pessoas profundamente doutrinadas, cuja dissociação da realidade e os preconceitos implantados são tantos que podem beirar o irreversível.

É lógico que este fenômeno também pode ser causado por algumas outras questões psicológicas interessantes, como viés racial, dentre outros. Mas se você, assim como eles, viu Temer na foto acima… é bem provável que esteja na hora de procurar ajuda.

Leonardo Augusto Amaral Terra
Leonardo Augusto Amaral Terra
Mestre e Doutor em ciências pelo programa de Administração de Organizações da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, na Universidade de São Paulo (FEARP - USP). Possui MBA executivo em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas e Graduação em Administração de Empresas pela FEARP - USP. Atua como professor, pesquisador e consultor na área de estratégia e desenvolvimento organizacional, explorando os princípios que regem os sistemas socioeconômicos por meio da matemática do caos e da epistemologia sistêmica e suas aplicações no processo estratégico e nas interações sistêmicas das organizações. Vencedor do West Churchman Memorial Prize em 2014.
http://lattes.cnpq.br/3022429953017645

Deixe uma resposta

Top