You are here
Home > Opinião > Cotas Raciais?

Cotas Raciais?

Por que não acredito nas cotas raciais como mecanismo para promover a justiça social?

Simples, pois uma Lei de Cotas Raciais:
Reconhece legalmente a existência de raças humanas.
Reconhece legalmente a diferença entre raças humanas.
Reconhece legalmente a superioridade de uma raça sobre a outra (ao afirmar que uma precisa de vantagem legal sobre a outra para poder disputar os mesmos espaços de igual para igual).

No fundo, isso me lembra os princípios de raça superior de Friedrich Nietzsche, que foi utilizado pelos nazistas para justificar o extermínio das raças inferiores, só que agora usado ao avesso para justificar a proteção das ditas “raças inferiores”. Para bem ou para mal, um absurdo.

No final, ao tentar corrigir os erros cometidos pelo extremismo do passado, por meio do extremismo no sentido oposto, os erros da humanidade acabam sempre se repetindo.

Leonardo Augusto Amaral Terra
Leonardo Augusto Amaral Terra
Mestre e Doutor em ciências pelo programa de Administração de Organizações da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, na Universidade de São Paulo (FEARP - USP). Possui MBA executivo em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas e Graduação em Administração de Empresas pela FEARP - USP. Atua como professor, pesquisador e consultor na área de estratégia e desenvolvimento organizacional, explorando os princípios que regem os sistemas socioeconômicos por meio da matemática do caos e da epistemologia sistêmica e suas aplicações no processo estratégico e nas interações sistêmicas das organizações. Vencedor do West Churchman Memorial Prize em 2014.
http://lattes.cnpq.br/3022429953017645
Top