You are here
Home > Opinião > Cegados pela ideologia

Cegados pela ideologia

Infelizmente, o Brasil é um país baseado em crenças, muito mais do que nas evidências processadas pela racionalidade. Começa na apropriação da religião para explicar os acasos cotidianos que vão desde o futebol até aspectos importantes da vida social, e termina em muito do que é produzido na academia.

Uma parcela significativa de nossos intelectuais ainda se apega a uma visão ultrapassa de mundo, que desconsidera a evidência científica e a lógica robusta, em detrimento de abordagens dialéticas, muitas vezes sofistas e de cunho fortemente político/ideológico. Confundem a crença com o fato, com medo de que a frieza da racionalidade os desumanizem.

Enganam-se. Fato é: não existe nada mais humano do que a frieza da racionalidade.

Leonardo Augusto Amaral Terra
Leonardo Augusto Amaral Terra
Mestre e Doutor em ciências pelo programa de Administração de Organizações da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, na Universidade de São Paulo (FEARP - USP). Possui MBA executivo em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas e Graduação em Administração de Empresas pela FEARP - USP. Atua como professor, pesquisador e consultor na área de estratégia e desenvolvimento organizacional, explorando os princípios que regem os sistemas socioeconômicos por meio da matemática do caos e da epistemologia sistêmica e suas aplicações no processo estratégico e nas interações sistêmicas das organizações. Vencedor do West Churchman Memorial Prize em 2014.
http://lattes.cnpq.br/3022429953017645
Top