You are here
Home > Opinião > Argentina em desespero

Argentina em desespero

Mais um dos populistas da América do Sul em queda libre. Os Venezuelanos já vivem de arroz, porque não possuem produtividade para sustentar a própria economia, quanto mais fazer comércio internacional. Agora a vez é da Argentina ter que iniciar a luta desesperada contra seu enfadonho processo de deterioração econômica… Acabam de proibir que seus cidadãos gastem mais do que US$ 50,00 por ano na Internet… A inflação galopante e a queda nas reservas de divisas (a ponto de buscarem medidas desesperadas com esta) evidenciam o desespero de um governo que está começando a pagar o preço do populismo (o mesmo preço que a Venezuela está pagando e em breve teremos que pagar)…

E digo aos amigos… Não se iludam pensando que o Brasil está à salvo. Só temos mais gordura para queimar do que os demais países da AL, mas já temos os primeiros sintomas deste mal que assola as nações deste continente. Nossa inflação, controlada a muito custo, começa a dar sinais de que está querendo fugir ao controle. Temos uma bolha imobiliária em crescimento e a balança deste ano já começou a sinalizar o mesmo caminho visto nos vizinhos…

Muitos brasileiros continuam na ingenuidade de acreditar que o aconteceu com o vizinho não vai acontecer conosco. Mas a realidade é que quando se aplica a mesma fórmula há uma probabilidade enorme de se chegar ao mesmo resultado. Por isso digo sem medo que o início de 2015 deve marcar o início de uma fase muito difícil para os Brasileiros.

A questão agora é escolher se vamos tratar esta doença enquanto os sintomas são sutis ou se vamos esperar que ela evolua a ponto de simplesmente inutilizar o país, como ocorreu nos nossos dois vizinhos que já mostram sinais mais avançados deste mal.

Leonardo Augusto Amaral Terra
Leonardo Augusto Amaral Terra
Mestre e Doutor em ciências pelo programa de Administração de Organizações da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, na Universidade de São Paulo (FEARP - USP). Possui MBA executivo em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas e Graduação em Administração de Empresas pela FEARP - USP. Atua como professor, pesquisador e consultor na área de estratégia e desenvolvimento organizacional, explorando os princípios que regem os sistemas socioeconômicos por meio da matemática do caos e da epistemologia sistêmica e suas aplicações no processo estratégico e nas interações sistêmicas das organizações. Vencedor do West Churchman Memorial Prize em 2014.
http://lattes.cnpq.br/3022429953017645
Top