You are here
Home > Opinião > Antes de aplaudir, faça o teste da inversão de papéis

Antes de aplaudir, faça o teste da inversão de papéis

O que acham deste discurso proferido por um “intelectual” de direita?

“Eu odeio [POBRE]. [Pobre] é o atraso de vida. [Pobre] é a estupidez, é o que tem de reacionário, conservador, ignorante, petulante, arrogante, TERRORISTA. É uma coisa fora do comum [os pobres].
Eu me recuso a admitir que os trabalhadores brasileiros, porque eles galgaram direitos, conquistaram direitos. Estes direitos foram conquistados com 20 anos de luta… 20 anos de LUTA. Fora os 500 anteriores de luta e desespero. E dizer que essas lutas e essas conquistas fizeram a gente virar [pobre]? De jeito NENHUM, DE JEITO NENHUM.
[Os pobres] são uma abominação política, porque são [comunistas]. Eles são uma abominação ética, porque são violentos e eles são uma abominação cognitiva porque eles são ignorantes.
FIM”.

Terrível não? O problema é que este discurso foi proferido pela “Pensadora” de esquerda, Marilena Chauí. A diferença? As palavras entre colchetes foram substituídas por outra classe social ou ponto de vista…

Moral da história… Antes de aplaudir discursos reacionários e intolerantes faça o teste da substituição de papéis. Aproveite e faça também o teste das falácias e do sofismo. Se ainda assim você considerar que aplaudiria o discurso, então o faça. Caso contrário, reflita bem sobre com o que você está compactuando.

Não se deixe enganar pelos discursos recheados de ÓDIO, RANCOR e IGNORÂNCIA de “pensadores” que não pensam. Não deixe que a estratégia de DIVIDIR PARA CONQUISTAR tome espaço em seu pensamento.

Lembre-se sempre… Preconceito é preconceito, intolerância é intolerância, discurso de ódio é discurso de ódio, INDEPENDENTE DO ALVO.

TODOS JUNTOS SOMOS MAIS FORTES DO QUE SEPARADOS. Vamos compartilhar esta ideia e enterrar de vez aqueles que alimentam o mal que prega o ÓDIO em nosso país.

Leonardo Augusto Amaral Terra
Leonardo Augusto Amaral Terra
Mestre e Doutor em ciências pelo programa de Administração de Organizações da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, na Universidade de São Paulo (FEARP - USP). Possui MBA executivo em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas e Graduação em Administração de Empresas pela FEARP - USP. Atua como professor, pesquisador e consultor na área de estratégia e desenvolvimento organizacional, explorando os princípios que regem os sistemas socioeconômicos por meio da matemática do caos e da epistemologia sistêmica e suas aplicações no processo estratégico e nas interações sistêmicas das organizações. Vencedor do West Churchman Memorial Prize em 2014.
http://lattes.cnpq.br/3022429953017645
Top